logo RCN

Frente Parlamentar do Ensino Técnico é lançada em SC

  • Fotos: Agência ALESC -

Alesc criou a Frente Parlamentar do Ensino Técnico, que visa promover a educação técnica como pilar para o desenvolvimento do estado

Nesta quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou o lançamento da Frente Parlamentar do Ensino Técnico, criada para promover estudos quanto à importância da educação técnica para o desenvolvimento socioeconômico do estado. A iniciativa reforça o compromisso dos parlamentares em promover este ensino como um pilar essencial para a formação de mão de obra qualificada, capaz de atender às demandas do mercado de trabalho.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem obter um emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso ressalta a eficácia da formação técnica em preparar os jovens para o mercado de trabalho.

Constituída a partir do ato da Presidência n.º 008, de 26 de março de 2024, a nova Frente terá como coordenador o deputado estadual Mário Motta (PSD) e como membros os parlamentares Fernando Krelling (MDB), Marquito (PSOL) e Matheus Cadorin (NOVO). Entre os objetivos da Frente destacam-se a necessidade de capacitação profissional em setores estratégicos da economia, a relevância de garantir oportunidades de formação para jovens e adultos, e o fomento ao acesso a uma educação de qualidade.

Para isso, a Frente atua como uma espécie de "grupo de trabalho", formada por deputados com a participação de entidades da sociedade civil e órgãos governamentais. Dentro de 365 dias, podendo ser prorrogado por igual período, o Colegiado irá realizar reuniões, debates, visitas institucionais, elaborar relatórios e adotar formas de proposição para desenvolver e dar visibilidade ao tema trabalhado.

“O ensino técnico é fundamental para a inserção dos jovens ao mercado de trabalho, proporcionando habilidades práticas e conhecimento especializado. Com a nova Frente Parlamentar, Santa Catarina avança na valorização e no acesso à educação técnica, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para milhares de catarinenses”, ressalta o deputado Mário Motta.

STF julga validade de regras para investigação de acidentes aéreos Anterior

STF julga validade de regras para investigação de acidentes aéreos

Tribunal Regional analisa nomes inelegíveis para eleições 2024 Próximo

Tribunal Regional analisa nomes inelegíveis para eleições 2024

Deixe seu comentário